Respostas

2014-04-26T08:55:07-03:00
Para o Brasil, a Guerra do Paraguai teve consequências positivas e negativas. Como positivas, pode-se citar a manutenção do controle sobre a região platina e a fronteira e o fortalecimento do Exército Brasileiro como instituição, o que iria posteriormente influenciar no gradual enfraquecimento do Império rumo à República e o fim da escravidão. Como consequência negativa, podemos citar a dívida exorbitante contraída junto à Inglaterra, que forneceu material bélico por meio de financiamento e concedeu caros empréstimos.
Para o Paraguai, só houve prejuízos. Antes um país próspero na América do Sul, ficou com sua economia arruinada em razão dos grandes gastos com a manutenção do esforço de guerra. Outra séria consequência, foi a morte de enorme parcela da população masculina do país, o que afetou diretamente a capacidade da economia pela queda da população economicamente ativa. Finalmente, por ter perdido a guerra, teve que ceder muitas áreas de seu território para os vencedores da Tríplice Aliança, ou seja, Brasil, Argentina e Uruguai.
1 2 1
2014-04-26T09:18:11-03:00
ara o Brasil, além da morte de aproximadamente 40 mil homens (sobretudo negros), a guerra trouxe forte endividamento em relação à Inglaterra. Apontada como a principal beneficiária do conflito, forneceu armas e empréstimos, ampliando seus negócios na região e acabando com a experiência econômica paraguaia. O Brasil conseguiu a manutenção da situação na bacia Platina, embora a um preço exorbitantemente alto. Mas a principal conseqüência da Guerra do Paraguai foi o fortalecimento e a institucionalização do exército, com o surgimento de um grande e disciplinado corpo de oficiais experientes, pronto a defender os interesses da instituição. Além disso, seu poder bélico tornava-o uma organização capaz de impor suas idéias a força, caso necessário, acrescentando uma dose de instabilidade ao regime imperial.
1 5 1