URGENTE!!!!!!!!
Preciso do resumo desse texto:

A formação de Portugal
Desde o inicio do século XIII, a Península Ibérica estava quase totalmente dominada pelos muçulmanos.
A partir do século XI, as Cruzadas e as disputas políticas entre os muçulmanos estimularam os cristãos a retomar os territórios ocupados pelos árabes na Europa, em batalhas que ficaram conhecidas pelo nome de Reconquista.
Os territórios reconquistados na península deram origem a reinos como Leão, Castela, Navarra e Aragão.
Alianças entre famílias reais, firmadas por meio do matrimônio, também foram usadas para ampliar o poder de cada reino. Essa instabilidade durou até o casamento de Fernando, herdeiro do trono de Aragão, com Isabel, irmã do rei de Leão e Castela. Da união desses três reinos, formou-se a Espanha, no final do século XV.
No século XI, Afonso VI governava os reinos de Leão e Castela. O rei concedeu ao nobre Henrique de Borgonha, como recompensa por sua atuação nas guerras de Reconquista, uma porção de terras situada entre os rios Douro e Minho, denominada Condado Portucalense.
Em 1139, Afonso Henriques, filho de Henrique de Borgonha, proclamou-se rei das terras recebidas por seu pai. O passo seguinte foi a conquista das terras ao sul: era o início do reino de Portugal.

2
Tô quase lá :)
tabom
está tocando Camões no rádio agora! :-)
ufa! Taí o resuminho :)
muito obrigado

Respostas

2014-04-26T12:30:09-03:00
Desde o inicio do século XIII, a Península Ibérica estava quase totalmente dominada pelos muçulmanos.
Os territórios reconquistados na península deram origem a reinos como Leão, Castela, Navarra e Aragão.
Da união desses três reinos, formou-se a Espanha, no final do século XV.
No século XI, Afonso VI governava os reinos de Leão e Castela.
Em 1139, Afonso Henriques, filho de Henrique de Borgonha, proclamou-se rei das terras recebidas por seu pai. O passo seguinte foi a conquista das terras ao sul: era o início do reino de Portugal.

1 5 1
A melhor resposta!
2014-04-26T13:10:35-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Nas fotos você vê as etapas até a escrita final. Um resumo não é uma cópia de trechos selecionados. Resumir é retirar a essência do texto.

A Origem de Portugal
A Península Ibérica, que esteve sob domínio muçulmano, foi retomada pelas Cruzadas Cristãs. O território dividiu-se em diversos reinos. Por meio de alianças matrimoniais entre os monarcas, os reinos se uniram.

A origem do reino português está na concessão de terras chamadas Condado Portucalense ao nobre Henrique de Borgonha. Seu filho elevou o território à categoria de reino e deu início à expansão de seus domínios.
2 5 2