Respostas

2014-04-26T19:52:33-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Prezada,

A Revolução Francesa foi um período com uma série de acontecimentos importantes, ligados a grandes mudanças em termos políticos e sociais na França. As causas da Revolução francesa estão atreladas a uma estrutura social no qual a maior parte da população pagava impostos altíssimos sem obter retorno quanto à qualidade de vida, tais como segurança, escolas ou outros serviços públicos.

Semelhante ao Brasil, no qual a capital se mudou do Rio de Janeiro para Brasília, longe do povo, os nobres (descendentes dos antigos senhores feudais) e a família real francesa viviam na opulência no Palácio de Versalhes, no qual a rainha gastava o dinheiro do povo comprando jóias caras e fazendo estranhos desfiles de cabelos em forma de navios, enquanto a população morria de fome em Paris.

Ao mesmo tempo, a população que passava a maior parte da vida comendo apenas pão, enfrentou um período de colheitas péssimas, de modo que sequer pão havia para comer. Indiferentes a isso, os nobres e a família real contribuíram para um aumento da pobreza ao  oferecer dinheiro para que os EUA lutassem pela independência, de modo que a situação ficou ainda pior.

Além disso, os comerciantes ou burgueses, mesmo ricos, eram tratados com descaso e humilhações por parte dos nobres e da família real, tendo, inclusive, seus bens retirados e forçados a pagar impostos caríssimos, que praticamente levavam quase tudo o que eles tinham.

Desse modo, tal como ocorreu na primavera árabe, a fome e o alto preço dos alimentos, aliado à falta de preocupação governamental, bem como ao desejo dos comerciantes em não serem sempre cidadãos de segunda e que pudessem diminuir os impostos altos que lhes eram cobrados, fez com que a maior parte da população atacasse os nobres, as igrejas, bem como apoiassem a declaração universal dos direitos humanos, a qual se estabelecia a supremacia da lei e a isonomia entre as pessoas.

Um dos mais eventos mais importantes da revolução foi a queda da Bastilha ou a Tomada da Bastilha foi a invasão da principal prisão francesa pela população revoltada no dia 14 de julho de 1789, no qual a população venceu um dos principais símbolos do poder real, sendo que o dia em que isso ocorreu, a data de 14 de julho ainda é comemorada todos os anos, sendo o principal feriado francês.

Como aconteceu? Ocorreu através da mobilização do povo francês contra o rei, o clero e a nobreza, a população se armou, levando a uma série de acontecimentos e a produção de textos, ideias, e práticas inovadoras na história da humanidade, levando à noção da supremacia da lei, direitos humanos, dentre outras perspectivas.

O que aconteceu?  A tomada da Bastilha, o aprisionamento do rei, o ataque aos nobres e ao clero, bem como a decapitação da família real através da guilhotina, após julgamento. Foi também produzido a  Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, uma constituição, uma assembleia para a produção de leis, o confisco dos bens do clero e o terror contra os inimigos da revolução. Houve, ainda, a invasão da França pela Áustria e pela Prússia.

Quando aconteceu? De 1789 a 1799.

Onde aconteceu? Principalmente, em Paris, na França.

Sugiro que veja, para complementar essa explicação, o vídeo " DOCUMENTÁRIO - Revolução Francesa-History Channel ", encontrado facilmente no you..tube.

Bons estudos!
3 5 3
Mto obrigada!
Por nada. Bom aprendizado!
A melhor resposta!
2014-04-26T22:02:45-03:00
Fora um época conhecida por era napoleônica , Congresso de viena e independência espanhola marcada por três grandes fases:

1799-1804 : Consulado
1804-1814 :Império
1815 : Governo dos cem dias
 



1 5 1