Desafio: uma proteína globular se encontra em solução aquosa, em uma poça d’água recém- formada pela chuva. Nesse dia, um experimentador colhe uma amostra da solução a determina a sequência de aminoácidos da proteína. No dia seguinte, de sol intenso, nota-se que se formam pequenos flocos no funda da poça. O pesquisador supõe que houve uma desnaturação da proteína. Novamente, uma amostra é colhida, e a sequência dos aminoácidos da proteína é verificada. O experimentador imagina encontrar uma sequência diferente que explique a desnaturação. Você concorda com ele? Explique.

2

Respostas

2014-04-26T20:43:43-03:00
Não pois a desnaturação de proteínas somente modifica a forma e a função dela mas a sequencia de aminoácidos é exatamente a mesma.
7 4 7
2014-04-26T21:42:01-03:00
Não, pois a desnaturação de uma proteína corresponde ao desmantelamento de sua estrutura terciária que ocorre por interações de aminoácidos adjacentes da própria cadeia polipeptídica.
Essas interações podem ser de vários tipos a saber: pontes de hidrogênio, pontes de enxofre e interações hidrofóbicas, e são elas por dar forma tridimensional a proteína.
Com a desnaturação, isto é, a perda das interações citadas, a proteína perde a forma de novelo, no entanto, a sequência de aminoácidos da cadeia continua, numa fora linear, como se fosse um colar de pérolas, pois se trata de ligações fortes e mais estáveis.
1 4 1