Respostas

2014-04-27T09:47:47-03:00
Pirâmide etária também conhecida como
pirâmide demográfica ou pirâmide populacional,
é uma ilustração gráfica que mostra a
distribuição de diferentes grupos etários em
uma população (tipicamente de um país ou
região do mundo ), em que normalmente cria-se
a forma de uma pirâmide. Esse gráfico é
constituído de dois conjuntos de barras que
representam o sexo e a idade de um
determinado grupo populacional. É baseado numa
estrutura etária da população, ou seja, a
repartição da população por idades.
1 3 1
A melhor resposta!
2014-04-27T09:48:23-03:00

A pirâmide etária é o gráfico que representa a estrutura de sexo e idade de uma população. Nesse tipo de gráfico, cada uma das metades representa um sexo; a base representa o grupo jovem (até 19 anos); a área intermediária ou corpo representa o grupo adulto (entre 20 e 59 anos); e o topo ou ápice representa a população idosa (acima de 60 anos). 
As pirâmides etárias são usadas, não só para monitorar a estrutura de sexo e idade, mas como um complemento aos estudos da qualidade de vida, já que podemos visualizar a média do tempo de vida, a taxa de mortalidade, a taxa de natalidade e a regularidade ,ou não, da população ao longo do tempo. Quanto mais alta a pirâmide, maior a expectativa de vida e, consequentemente, melhor as condições de vida daquela população.
1 5 1