Respostas

2014-04-27T13:07:21-03:00
As primeiras observações sobre a composição da matéria ocorrem na Grécia antiga. Demócrito foi o filósofo que mais se aproximou da definição correta de átomo. Para Demócrito o átomo era a unidade fundamental da matéria. Indivisível e imutável. Esse conceito foi ressuscitado por Dalton, tornando-se um de seus postulados. Acreditava que a matéria era formado por átomos de diversas formas: se formavam rochas, eram irregulares, compatíveis com a natureza de uma rocha.
O modelo atômico de Dalton se refere ao átomo ser indivisível, unidade fundamental. Prova as leis ponderais, Lei de Conservação de Massas, Lei das Proporções Definidas, e ele postou a Lei das Proporções Múltiplas. para Dalton não existia partículas subatômicas, Thomson descobriu o elétron bem depois, logo não existia pra ele o conceito de eletrosfera, nem orbita eletrônica.
O núcleo foi estudado por Thomson, conceito pudim de massas, núcleo era esfera carrega positivamente com elétrons incrustados, e Rutherford provou que o núcleo é pequeno, e que o átomo é predominantemente vazio, entçao, o modelo planetário foi adotado. Quantização de energia foi proposta por Bohr, que propôs que os orbitais são definidos, melhorou o modelo planetário. Hoje sabe-se que Bohr estava errado quanto aos orbitais, eles não tem forma definida, é uma região de alta densidade eletrônica.