POR FAVOR AJUDEM TROVADORISMO o que é, exemplos de cantigas, diferenças entre a cantiga da Ribeirinha e a cantiga de D. Dínis ESSA SERA MINHA ULTIMA PERGUNTA PARA FECHAR

2
sabe qual exatamente cantiga de D. dinís?
pior que nao mais pega uma de amigo por favor

Respostas

A melhor resposta!
2014-04-27T18:00:57-03:00
Trovadorismo foi a primeira manifestação literária da língua portuguesa. Surgiu no século XII, em plena Idade Média, período em que Portugal estava no processo de formação nacional.

Cantigas de Maldizer: através delas, os trovadores faziam sátiras diretas, chegando muitas vezes a agressões verbais. Em algumas situações eram utilizados palavrões. O nome da pessoa satirizada podia aparecer explicitamente na cantiga ou não.

Cantigas de Escárnio: nestas cantigas o nome da pessoa satirizada não aparecia. As sátiras eram feitas de forma indireta, utilizando-se de duplos sentidos.

Cantigas de Amor: neste tipo de cantiga o trovador destaca todas as qualidades da mulher amada, colocando-se numa posição inferior (de vassalo) a ela. O tema mais comum é o amor não correspondido. As cantigas de amor reproduzem o sistema hierárquico na época do feudalismo, pois o trovador passa a ser o vassalo da amada (suserana) e espera receber um benefício em troca de seus “serviços” (as trovas, o amor dispensado, sofrimento pelo amor não correspondido).

Cantigas de Amigo: enquanto nas Cantigas de Amor o eu-lírico é um homem, nas de Amigo é uma mulher (embora os escritores fossem homens). A palavra amigo nestas cantigas tem o significado de namorado. O tema principal é a lamentação da mulher pela falta do amado. 

Ribeirinha: O amante vive sempre em estado de sofrimento, também chamado de coita, visto que não é correspondido.
D.Dinís: Diferentemente da cantiga de amor, na qual o sentimento expresso é masculino, a cantiga de amigo é expressa em uma voz feminina, embora seja de autoria masculina, em virtude de que naquela época às mulheres não era concedido o direito de alfabetização.







2 5 2
MUITO,MUITO,MUITO OBRIGADA me adiantou dois trabalhos muito obrigada mesmo
de nada haha :)
Poderia por o nome da cantiga de D. Dínis por favor para mim procurar no google
2014-04-27T20:51:34-03:00
Vocé precisa de um texto com suas palavras ou con fontes da internet ?
na verdade eu só preciso de uma cantiga de amigo de D. Dínis