O resumo de um texto argumentativo (como artigo de jornal, artigo científico ou ensaio) é constituído de elementos que auxiliam na sua compreensão, tais como: a identificação da questão discutida, a tese que o autor rejeita, a tese que ele sustenta, os argumentos que sustentam tanto as posições de tese contrária quanto as posições de tese favorável, a conclusão do autor. Considere o resumo do artigo científico Lixo e impactos ambientais perceptíveis no ecossistema urbano, de Carlos Alberto Mucelin e Marta Bellini e transcreva os elementos que contribuem para sua coerência textual.

Elementos

Identificação

Identificação da questão discutida

Tese que o autor rejeita

Tese que o autor sustenta

Argumentos

Conclusão

1

Respostas

2013-06-11T22:09:26-03:00

Tenho a mesma tarefa... respondi assim.

 

Identificação da questão discutida:

Impactos ambientais negativos ocasionados pelas formas de uso, costumes e hábitos culturais perceptíveis em cidades do Brasil.

 

Tese que o autor rejeita:

Considerando o pressuposto de que os seres humanos são essencialmente ambientais e, como tais, tendem a subjetivamente perceber o ambiente por meio de signos que engendram a imagem ambiental, como se processa a percepção ambiental? Para Ferrara (1999, p. 153) percepção ambiental é "[...] informação na mesma medida em que informação gera informação: usos e hábitos são signos do lugar informado que só se revela na medida em que é submetido a uma operação que expõe a lógica da sua linguagem. A essa operação dá-se o nome de percepção ambiental".

 

Tese que o autor sustenta:

Mucelin e Bellini (2006) enfatizam que no contexto urbano as condições apresentadas pelo ambiente "[...] são influenciadas, entre outros fatores, pela percepção de seus moradores, que estimulam e engendram a imagem ambiental determinando a formação das crenças e hábitos que conformam o uso".

 

Argumentos:

Andar pela cidade e contemplar os fragmentos habituais  regiões do ambiente urbano que compõem esse ecossistema  permite observar paisagem que retrata hábitos edificados temporal e culturalmente. Muitos são visíveis e se apresentam no mosaico de possibilidades da cena urbana. No entanto, nem sempre tais circunstâncias são percebidas e o morador local, pela vivência cotidiana habitual, não reflete sobre o contexto onde vive.

 

Conclusão:

O artigo tem como temática o lixo e considerações a respeito de determinados impactos ambientais perceptíveis que os resíduos sólidos potencializam em fragmentos do ambiente urbano. 

 

1 5 1