Respostas

2014-04-27T19:40:02-03:00
Os fonemas das palavras hóspede e exceto são,respectivamente, H e XC,pois a letra H é muda,não produz som e XC é um dígrafo,são duas consoantes com apenas um som.
2 5 2
Obrigado Mais quantos fonemas :)
HÓSPEDE=O/S/P/E/D/E 6 FONEMAS EXCETO=E/XC/E/T/O 5 FONEMAS
Obrigado :)
Por nada!! : )
:)
A melhor resposta!
2014-04-27T20:56:09-03:00
Fonema é cada unidade sonora, ou seja, cada som que a letra isolada ou o conjunto delas tem. Neste caso, quantos sons são produzidos pelas letras "s" de hóspede e pelo dígrafo "XC"? Apenas 1, o fonema S. É bacana que você estude um pouco o conceito de dígrafo, ou seja, quando duas letras emitem um único som: a"ss"ar, ba"nh"o, a"rr"oz, "qu"erido. Perceba que, ao pronunciar ss em assar, nh em banho, rr em arroz e qu em querido, emitimos apenas um som de s, n, r ou k? Quando isso ocorre, temos o dígrafo. Veja quem são eles: lhnhch,rrssqu e gu (seguidos de e ou i), scxcxs. Bjus
1 5 1