Respostas

2014-04-27T20:17:00-03:00
- Restabeleceu eleições diretas para os cargos de presidente da República, governadores de estados e prefeitos municipais;

- Definiu o mandato presidencial de 5 anos;

- Estabeleceu o direito de voto para os analfabetos;

- Definiu o voto facultativo para os jovens de 16 a 18 anos de idade;

- Sistema pluripartidário;

- Colocou fim a censura aos meios de comunicação, obras de arte, músicas, filmes, teatro, etc

:)
1 5 1
A melhor resposta!
  • Usuário do Brainly
2014-04-27T20:47:34-03:00
A atual Constituição Federal do Brasil, chamada de “Constituição Cidadã”, foi promulgada no dia 5 de outubro de 1988. A Constituição é a lei maior, a Carta Magna, que organiza o Estado brasileiro. 

Na Constituição Federal do Brasil, são definidos os direitos dos cidadãos, sejam eles individuais, coletivos, sociais ou políticos; e são estabelecidos limites para o poder dos governantes. 

Após o fim do Regime Militar, em todos os segmentos da sociedade, era unânime a necessidade de uma nova Carta, pois a anterior havia sido promulgada em 1967, em plena Ditadura Militar, além de ter sido modificada várias vezes com emendas arbitrarias (vide AI – 5). 

Dessa forma, em 1º de fevereiro de 1987, foi instalada a Assembléia Nacional Constituinte, composta por 559 congressistas (senadores e deputados federais, eleitos no ano anterior), e presidida pelo deputado Ulysses Guimarães, do Partido Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). 

Representando um avanço em direção a democracia, a sociedade, em seus diversos setores, foi estimulada a contribuir por meio de propostas. As propostas formuladas por cidadãos brasileiros só seriam válidas se representadas por alguma entidade (associação, sindicatos, etc.) e se fosse assinada por, no mínimo, trinta mil pessoas. Os setores da sociedade, compostos por grupos que procuravam defender seus interesses, fizeram pressão por meio de lobbies (grupo de pressão, que exercem influência). 

Em relação às Constituições anteriores, a Constituição de 1988 representa um avanço. As modificações mais significativas foram: 

+ Direito de voto para os analfabetos; 
+ Voto facultativo para jovens entre 16 e 18 anos; 
+ Redução do mandato do presidente de 5 para 4 anos; 
+ Eleições em dois turnos (para os cargos de presidente, governadores e prefeitos de cidades com mais de 200 mil habitantes); 
+ Os direitos trabalhistas passaram a ser aplicados, além de aos trabalhadores urbanos e rurais, também aos domésticos; 
+ Direito a greve; 
+ Liberdade sindical; 
+ Diminuição da jornada de trabalho de 48 para 44 horas semanais; 
+ Licença maternidade de 120 dias (sendo atualmente discutida a ampliação). 
+ Licença paternidade de 5 dias; 
+ Abono de férias; 
+ Décimo terceiro salário para os aposentados; 
+ Seguro desemprego; 
+ Férias remuneradas com acréscimo de 1/3 do salário. 

Modificações no texto da Constituição só podem ser realizadas por meio de Emenda Constitucional, sendo que as condições para uma emenda modificar a Carta estão previstas na própria Constituição, em seu artigo 60. Desde a promulgação, em 1988, foram aprovadas 56 emendas a Constituição. 
Bibliografia 
BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil de 1988
1 5 1