Respostas

2014-04-28T00:40:17-03:00
- Base: é transparente e de plástico, normalmente marcada com uma régua de escala e com uma (ou mais) réguas laterais. 

- Cápsula: contém uma agulha magnética, é preenchida por um líquido que em geral é um óleo pouco viscoso, que tem como finalidade dar estabilidade à agulha. A agulha tem também o pólo Norte sempre colorido de vermelho. 

- Disco de Leitura: Tem uma escala em graus que fica em volta da cápsula, que serve para ser girada manualmente de modo a obter o rumo em graus. 

- Portão: Faixa preta e vermelha pintada numa lâmina ou na cápsula. Serve para alinhar a agulha, move-se junto com a cápsula e as linhas de Norte e tem o lado Norte pintado de vermelho. Em algumas bússolas o portão pode ser movido independentemente. 

- Linhas de Norte: São sem série, e servem para alinhar a bússola com os meridianos inseridos no mapa. Movem-se juntamente com o disco de leitura, e são finas, pretas e paralelas ficando geralmente no fundo da cápsula ou numa lâmina transparente. 
1 5 1
2014-04-28T00:57:18-03:00
É simples.. A terra se comporta como um enorme imã, onde o norte geográfico é o sul magnético e vice versa. A bússola, por se comportar como um imã, seu polo norte apontará sempre para o norte geográfico (pois é o sul magnético, e como os apostos se atraem, a bússola sempre apontará para o norte).
Espero ter ajudado :)