8 - Após uma leitura reflexiva, aponte os elementos estruturadores do parágrafo: assunto; delimitação do assunto; objetivo; frase-núcleo; desenvolvimento e conclusão.

“Uma tendência muito constante é a de “ver apenas um lado” da outra pessoa. Se, por exemplo, ficamos impressionados por sua beleza ou fluência verbal, tendemos a atribuir-lhe outras qualidades favoráveis, que podem ser inteiramente irreais, e a ignorar qualquer traço desfavorável de sua personalidade. Essa tendência pode também se manifestar em sentido contrário: uma pequena impressão desfavorável estende-se e influencia o julgamento de todos os aspectos da personalidade do indivíduo”.

1

Respostas

2013-02-25T20:30:44-03:00

Assunto: Preconceito.

 

Delimitação do assunto: o texto trata da atribuição de valores subjetivos às pessoas baseando-se simplesmente no julgamento da aparência e externa ou superficial.

 

Objetivo: argumentar sobre a tendência em atribuir valores subjetivos positivos a pessoas exteriormente bonitas e, negaitivas àquelas que não correspondem aos padrões atuais de beleza, fato que nos leva a fazer um juízo errado do indivíduo.

 

Frase núcelo: "Uma tendência muito constante é a de “ver apenas um lado” da outra pessoa."

 

Desenvolvimento: (Argumentos)

beleza e fluência verbal são associadas a boas qualidades que podem ser irreais;

essa tendência nos leva a ignorar traços negativos reais da pessoa;

Só por ter uma caracteristica desfavorável não quer dizer que a pessoas seja completamente ruim, que não tenha pontos positivos.

 

Conclusão: preconceber, ou seja, atribuir um conceito previamente, antes de conhecer a pessoa mais intimamente, costuma levar a erros de julgamento.

 

 

4 5 4