Desenvolver
um algoritmo e implementar um programa em VISUALG que conte um a um e escreva
na tela os números múltiplos de 3, de 5 e de 7 no intervalo de 1 a 12379 e ao
final apresente o total de múltiplos de 3, de 5 e de 7.


Desenvolver
um algoritmo e implementar um programa em VISUALG para ler a idade de um
conjunto de alunos do ensino fundamental e apresentar ao final a média das
idades informadas. A condição de parada deverá ser quando informar idade =
0. Testar para pelo menos 10
alunos...ok!




2

Respostas

A melhor resposta!
  • Usuário do Brainly
2014-04-28T15:01:55-03:00
Ta ai, arruma direitinho no visualg pq vou fazer direto aqui
Algoritmo "multiplo"
var
i :Inteiro
i<-0
para i de 1 até 12379 faça
Se i mod 3 = 0 entao
 escreva i
   senão se i mod 5 = 0 entao
     escreva i
        senão se i mod 7 = 0 entao
          escreva i
                fim se
             fim se
 fim se
fimalalgoritmo
    

2)
Algoritmo idade_aluno
var
idade, auxiliar :inteiro
media: real
auxiliar<-0
idade<-0
media<-0
    enquanto idade >= 0
       Leia Idade
         Se idade < 0 então
           abandone
          fim se
       auxiliar <- auxiliar + idade
       media<-media+1
     fim enquanto
           media<- auxiliar/media
           Escreva media
fimalalgoritmo
2 5 2
O primeiro vai dividir os numero 3 5 7 por cada número de 1 até 12379 se for = 0 o resto da divisão logo o número é múltiplo e deve ser escrito.

No segundo iniciamos as 3 variáveis com 0 (existem centenas de maneiras diferentes de se fazer)
Enquanto idade=> 0 ele lerá a idade e seguira o procedimento (quando digitarem um valor negativo é uma condição de parada e ele sai do enquanto)
A variável média recebe 1 toda vez que o enquanto roda, portanto, o número de média expressa o número da idade, por isso no final temos auxiliar(soma das idades) dividido por média para sabermos a média dos alunos.
Vc testou esse algoritmo para ver se está funcionando ?
Não, não uso visualg a muito tempo... mas a lógica funciona, ele só tem que aplicar na linguagem dele...
2014-04-28T15:28:25-03:00
// Exercício 1:

algoritmo "multiplos"
var
     i, contador : inteiro

inicio
     contador <- 0

     escreval("======= MULTIPLOS DE 3 ==========")
     para i de 1 ate 12379 faca
          se( i % 3 = 0 ) entao
              escreva("",i)
              contador <- contador + 1
                 se( contador % 10 = 0 ) entao
                    escreval
                 fimse
          fimse
     fimpara

     escreval
     escreval
     contador <- 0
   
     escreval("======= MULTIPLOS DE 5 ==========")
     para i de 1 ate 12379 faca
          se( i % 5 = 0 ) entao
              escreva("", i)
              contador <- contador + 1
                 se( contador % 10 = 0 ) entao
                    escreval
                 fimse
          fimse
     fimpara
 
     escreval
     escreval
     contador <- 0

     escreval("======= MULTIPLOS DE 7 ==========")
     para i de 1 ate 12379 faca
          se( i % 7 = 0 ) entao
              escreva("", i)
              contador <- contador + 1
                 se( contador % 10 = 0 ) entao
                    escreval
                 fimse
          fimse
     fimpara
fimalgoritmo




// Exercício 2:

algoritmo "idades"
var
     idade, somaIdade, n_alunos, i : inteiro
     media : real
inicio
      i <- 1
      somaIdade <- 0
      idade <- 1
      n_alunos <- 0
      enquanto (idade <> 0) faca
         idade <- 0
         escreva("Digite a idade do ",i,"º aluno: ")
         leia(idade)
         somaIdade <- somaIdade + idade
         n_alunos <- n_alunos + 1
         i <- i + 1
      fimenquanto

      media <- somaIdade / n_alunos

      escreva("Média das idades dos alunos: ", media)
fimalgoritmo