Neocolonialismo:
É o nome dado ao processo de exploração econômica e dominação política. Foi estabelecido pelas potências e culminava a partilha da África e Ásia (ou seja, a colonização das mesmas).
Imperialismo:Foi quando as potências Européias e os EUA conquistaram mercados.
Começou com a revolução industrial, que foi marcada pelo avanço tecnológico. Para acompanhar este crescimento fez-se necessário um grande acúmulo de capitais. Com isso, a busca por novos mercados consumidores e fornecedores de matérias prima tornou-se intensa.
Porém existiam países insatisfeitos com as terras que lhes restavam, passando a existir choques imperialistas, o que resultou na Primeira Guerra Mundial.
Como conclusão, pode-se afirmar que os colonialistas do século XIX, só se interessavam pelo lucro que eles obtinham através do trabalho que os habitantes das colônias prestavam para eles. Eles não se importavam com as condições de trabalho e tampouco se os nativos iriam ou não sobreviver a esta forma de exploração desumana e capitalista. Foi somente no século XX que as colônias conseguiram suas independências, porém herdaram dos europeus uma série de conflitos e países marcados pela exploração,

Respostas

2014-04-28T16:24:04-03:00
Imperialismo é o "controle" de poder de uma nação mais rica e poderosa de forma direta ou indireta sobre uma mais fraca e pobre
Como é o caso EUA sobre México
Brasil sobre Cuba
1 5 1