Preciso disso pra hoje me ajudem por favor
01-Cite as principais características da crise politica, econômica e social na França na Segunda metade do seculo XVIII.Explique como essa realidade prejudicava : a burguesia, a nobreza, o clero e as camadas populares.
02-Luís XVI, em 1789, pôr sugestão do ministro das finanças convocou os estados gerais, assembléia formada por representantes dos três estados e que não se reunia desde 1614. Surgiu um conflito dentro da assembléia .Descreva o que aconteceu.
03-Elabore um breve relato dos principais acontecimentos que se destacaram a partir da convocação da Assembléia dos Estados Gerais e da intransigência da nobreza

1

Respostas

A melhor resposta!
2014-04-28T16:35:31-03:00
1-A Europa estava em processo de transformação e suas ideias antigas já não eram as mais adequadas. O panorama europeuestava mudando com o final do feudalismo e o início do capitalismo. Ambos contribuíram para o fortalecimento do comércio e oinício do processo de reurbanização das cidades.Os filósofos do iluminismo: René Descartes; François Marie Arouet Voltaire; Charles de Secondat Montesquieu;Jean Jacques Rousseau; Denis Diderot e Jean D’Alembert; John Locke; Adam Smith.O Absolutismo Monárquico é oriundo da união da burguesia e do Rei, na qual estavam unidos o poder econômico e o poderpolítico. Através da filosofia e da busca pela razão é possível explicar os fenômenos da natureza e sociais. Os filósofos doIluminismo se dividiam em dois grupos: os que se preocupavam com os problemas políticos e os que se preocupavam com osproblemas econômicos. Aqui vamos destacar alguns destes filósofos.As ideias dos Iluministas se expandiram por praticamente toda a Europa. Muitos dos soberanos sentiram-se incomodados coma contestação dos filósofos da razão, e, percebendo a difusão e aceitação destas ideias iniciaram algumas reformas queconsistiram em atenuar o descontentamento da burguesia em relação à atuação política do Estado Absolutista.A relação entre o Estado e a Burguesia já não era a mesma durante os primeiros anos do Absolutismo na Europa. Foi da uniãoda classe burguesa - dona do poder econômico -, e do rei - que tem o poder político -, que o Estado Absolutista se consolida.Com o passar dos tempos esta relação se desgasta, pois a burguesia com a interferência contínua do Estado acaba sendoprejudicada em suas atividades econômicas. Assim o Iluminismo correspondia aos interesses da burguesia, principalmente dosfilósofos inseridos na economia, os quais defendiam uma maior liberdade política e econômica. Adam Smith e John Locke foramos principais representantes desse período.

2 4 2