Respostas

2014-04-29T20:10:14-03:00
A melhor resposta!
2014-04-29T20:19:46-03:00
Eu uma vez aprendi uma fórmula que determina o valor aproximado de um raiz que não é perfeita.

FÓRMULA: QD+QNP/2.√QD
Onde: QD - Quadrado Perfeito
QDN - Quadrado não perfeito.
/ - Dividido 

Agora é só aplicar
a) 17

O quadrado perfeito mais perto de 17 é 16, então vamos lá:
16+17/2.√16
33/2.4
33/8
aprox: 4,1

b) 7
O quadrado perfeito mais perto de 7 é 9, então vamos lá:
9+7/2.√9
16/6
aprox: 2,6

c) 2,8
O quadrado perfeito mais perto de 2,8 é 4, então vamos lá:
4+2,8/2.√4
6,8/4
aprox: 1,7 (neste caso o valor de 1,7x1,7 vai ultrapassar o valor de 2,8, então vamos descer um número. Se formos para 1,6 encontraremos o resultado de: 2,56. O valor mais perto de 2,8.) 
Sendo assim a raiz quadrada de 2,8 é aproximadamente 1,6.

d) 2,5
O quadrado perfeito mais perto de 2,5 é 4, então vamos lá.

4+2,5/2.√4
6,5/4
aprox: 1,6 (neste caso o valor de 1,6x1,6 vai ultrapassar o valor de 2,5, então vamos descer um número. Se formos para 1,5 encontraremos o resultado de: 2,25. O valor mais perto de 2,5.
Sendo assim a raiz quadrada de 2,5 é aproximadamente 1,5.

Se quiser pode conferir as raízes na calculadora, todas elas estão certas. Espero ter ajudado. 
1 5 1