As chamadas doenças mitocondriais são causadas pelo mau funcionamento das mitocôndrias e, portanto, ineficiência do processo de respiração celular. Em algumas pessoas, apenas um tecido é afetado(por exemplo, músculos); em casos mais severos, diversos tecidos do corpo são afetados e os sintomas são variados. As doenças mitocondriais são geralmente hereditárias e são resultado de mutação no DNA mitocondrial; trata-se de herança materna. Explique por quê.

2
Possui genoma haplóide, por ser apenas de origem materna, não havendo recombinação, pois se acredita que as mitocôndrias dos espermatozóides são destruídas pelo gameta feminino (óvulo) após a fecundação.

Respostas

2014-04-29T21:19:52-03:00
Porque o DNA mitocondrial é passado para a geração seguinte pelas mitocôndrias da mãe.
4 4 4
A melhor resposta!
2014-04-29T21:21:08-03:00
As mitocrondrias possuem DNA próprio e ela é materna ou seja , é herdada apenas da mãe, as mitocrondrias do espermatozóide só servem para locomover o esperma até o óvulo e só então no óvulo o núcleo do esperma, caso as mitocrondrias maternas possuem uma mutação no DNA isso será transmitido para o feto que também terá as mesmas seqüelas da mãe.
11 4 11