Respostas

A melhor resposta!
2014-04-30T11:11:00-03:00
Briófitas: a reproduão ocorre por alternancia de gerações ou mitagênese.Ciclo de vida apresentam uma fase haplóide (n) e produz gametoficos (fase mais complexa e duradoura) e uma fase diplóide (2n) que produz esporófito.
Pteridófitas: Sofrem alternancia de geração, a fase mais duradoura é de esporófito.
1 5 1
2014-04-30T11:34:43-03:00
Ambas necessitam de ambientes úmidos e sombreados. As Briófitas, são plantas avasculares, por não possuírem vasos condutores de seiva. À fase predominante dessa espécie é o gametófito (n), onde estão localizados os orgãos responsáveis pelos gametas, masculinos e femininos (anterozoides e oosfera), a união desses gametas resulta no esporófito (2n), fase menos duradoura, crescendo sobre o gametófito. Após liberação dos esporos pelo esporângio, ao encontrarem ambiente favorável à germinação produzem os gametófitos.
Já as Piteridófitas, são plantas vasculares, sua fase mais duradoura é o esporófito (2n), onde se encontram os esporângios, estes sofrem meiose para produzirem os esporos, localizados nos soros, na ´parte inferior dos folíolos. Da germinação dos esporos ocorre à fase menos duradoura, o gametófito (protalo). Menos desenvolvido e geralmente possui estruturas tanto para produção de gametas masculinos como femininos, o ciclo é concluido quando os gametas  encontram-se  gerando assim, o esporófito (2n).

Obrigada Fabioluiz1805, Assim relembrei esses assuntos!