Respostas

2014-04-30T09:54:00-03:00
O reino protista no geral, são organismos eucariontes, unicelulares, coloniais ou multicelulares, não possuindo tecidos verdadeiros, alimentando-se por ingestão ou absorção. 

O Reino Monera reúne os organismos procariontes, unicelulares, coloniais ou não, de vida livre ou parasita, autótrofos (fotossintetizantes ou quimiossintetizantes) ou heterotróficos que se alimentam por absorção. Esse Reino compreende as bactérias e algas azuis.

Os organismos pertencentes a ambos os reinos podem ser tanto autótrofos como heterótrofos.
2 5 2
2014-04-30T10:04:01-03:00
 reino Monera não existe mais. Essa classificação foi extinta. Este reino foi divido em dois, arquebactérias e eubactérias. Sendo o Reino das árqueas onde se enquandram as bactérias mais antigas, e no reino das 
eubactérias as mais novas. 

No Reino protista se enquadram os protozoários. Esses ao contrário das bactérias possuem uma membrana envolvendo seu material genético, sendo classificado como eucariontes. Já as bactérias são procariontes. 

Outra diferença é que as bactérias apresentam uma grande simplicidade morfológica em relação aos protistas. 

A bactéria é geralmente menor que a do protozoário; Na bactéria o genoma está arranjado em um único cromossoma, ao contrário do protozoário que possui vários cromossomas. 

Os protozoários são unicelulares solitários ou coloniais, de vida livre ou parasitas, movimentam-se através de cílios, flagelos ou pseudópodos. Foram os primeiros eucariontes que surgiram e são os únicos eucariontes unicelulares. Podem ser aquáticos ou terrestres, Possuem os mais diversos modos de metabolismo, Alguns possuem cloroplastos e adquirem energia através da fotossíntese, outros possuem mitocôndrias e outros não possuem organelas no citoplasma. A maior parte se reproduz tanto sexuadamente como assexuadamente. 

Obs: Quem criou os Domínios Eubacteria e Arquebacteria oi Carl Woese. O principal motivo que levou Carl Woese a propor a criação dos domínios foi que os diferentes reinos (Animalia, Plantae, Protista, Monera e Fungi) não eram hierarquicamente equivalentes, ou seja, não eram equivalentemente diferentes quando comparados par a par. O antigo reino Monera comportava dois grandes grupos que eram tão diferentes entre si quanto qualquer um deles com os eucariontes. Assim, Carl Woese, propôs a criação dos Domínios que dividem a diversidade da vida em três grandes grupos Eukarya (todos os eucariontes), Archea (arquebactérias) e Bactéria (Bactérias). 

Espero ter ajudado. 
;-)