Leia o enunciado a seguir:

“_ Meus vizinhos devem ter saído porque a televisão ainda está ligada e as luzes da varanda estão acessas” (MARCUSCHI, 2008, p. 121).

Assinale a alternativa INCORRETA:

Escolha uma:

a. A sugestão da coerência entre os enunciados e o bom uso daquele “porque” funda-se num conhecimento pessoal do enunciador daquela sequência e não numa relação semântica entre os enunciados sequenciados.

b. Certamente, o autor do enunciado não está querendo sugerir uma relação de causa e efeito entre televisão ligada, a luz acesa e a ausência dos vizinhos.

c. O autor do enunciado sabe que quando os vizinhos estão em casa não deixam as luzes acessas quando a televisão está ligada.

d. O enunciado acima está totalmente incoerente.

1

Respostas

A melhor resposta!
2014-05-01T00:08:59-03:00
Acredito ser a letra (d), o enunciado está totalmente incoerente porque se fosse "meus vizinhos devem ter saído porque a televisão está ligada e as luzes da varanda estão acessas" teria sentido pois significaria que o autor conhecia o hábito do vizinho em sair e deixar a televisão ligada e as luzes da varanda acesas. No momento em que ele coloca a palavra ainda muda tudo, fica sem sentido o texto.
1 5 1