Respostas

A melhor resposta!
2014-04-30T17:06:40-03:00
De acordo com Padilha (2001, p.30) o ato de planejar é sempre processo de reflexão, de tomada de decisão sobre a ação; processo de previsão de necessidades e racionalização de emprego de meios (materiais) e recursos (humanos) disponíveis, visando à concretização de objetivos, em prazos determinados e etapas definidas, a partir dos resultados das avaliações visando o melhor funcionamento de instituições, empresas e outras atividades humanas.

Sendo assim, planejar é uma atividade também importante na área da educação, visto que suas características básicas são evitar o improviso, prevenir acontecimentos futuros, nortear caminhos da ação educativa, prever o acompanhamento e a avaliação da própria ação. 

Para Vasconcellos (1995, p. 53), "o planejamento do Sistema de Educação é o de maior abrangência (entre os níveis do planejamento na educação escolar), correspondendo ao planejamento que é feito em nível nacional, estadual e municipal", sendo consideradas as políticas educacionais.

No entanto, é importante ter em mente que as políticas educacionais são determinadas pelo momento histórico dos grupos sociais que delas usufruem. 

Deste modo, como local de realização dessas políticas, a escola deve assumir de maneira efetiva o desafio de democratizar suas práticas construindo o planejamento do trabalho pedagógico de maneira participativa contribuindo dentre outros para garantir que as responsabilidades sejam assumidas por todos, compartilhando-o com os vários segmentos escolares, identificar oportunidades para estimular decisões coletivas e descentralizar o poder da equipe gestora.

Partindo dessa idéia, podemos dizer que o planejamento participativo e os processos pedagógicos da escola são um instrumento responsável pela concepção, organização e integração do trabalho escolar, com o objetivo de transformar da realidade, considerando que cada escola se constrói a partir de condições específicas. Sendo portanto, o elemento que busca uma direção para as práticas desenvolvidas pela escola. 

Trata-se, enfim, de um instrumento de gestão, cuja intenção principal é apontar a intencionalidade da escola como instituição educativa.
2 5 2