O Significado da palavra depreciar é “perder valor” por desgaste, uso, ação da natureza ou obsolescência. Nas definições do CPC 27, temos que “Depreciar é a alocação sistemática do valor depreciável de um ativo ao longo da sua vida útil”. A Depreciação perante o Imposto de Renda é:
Alternativas1 - Obrigatória;2 - Facultativa;3 - Indispensável;4 - Imprescindível;5 - Declaratória.

1

Respostas

A melhor resposta!
2014-05-01T08:39:23-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Olá, Denise.

A depreciação, perante o Imposto de Renda, é 
FACULTATIVA.
Veja por quê.
No artigo 305 do Regulamento do Imposto de Renda (Decreto n.º 3.000, de 26/03/1999), o cômputo das deduções relativas à depreciação é introduzido pelo verbo no futuro "poderá".
Veja no mencionado artigo, transcrito abaixo (grifo meu):

"Subseção II 
Depreciação de Bens do Ativo Imobilizado
Dedutibilidade

Art. 305.  Poderá ser computada, como custo ou encargo, em cada período de apuração, a importância correspondente à diminuição do valor dos bens do ativo resultante do desgaste pelo uso, ação da natureza e obsolescência normal."

Note que o verbo no futuro "poderá" indica possibilidade, permissão, faculdade, e não obrigação, indispensabilidade, imprescindibilidade, declaração.
3 4 3