Um número que multiplicado por 10, subtraído esse número pelo resultado obtido, somado 180 e dividido o resultado por 9 da 68. Qual é esse número?
Alternativas
a) divisor de 12
b) divisor de 15
c) divisor de 24
d) múltiplo de 5
e) múltiplo de 12
Preciso de saber o número e o que ele é dentro dessas alternativas por favor galera..
Valeu mesmo

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-04-30T21:07:53-03:00
 \frac{(x - 10x)+180}{9} = 68 \\\\
-9x + 180 = 68*9\\\\
 -9x = 612 - 180\\\\
x = -432/9\\\\
\boxed{x = -48}
Múltiplo de 12
1 5 1
2014-04-30T21:11:07-03:00
Faz assim:
180/9=20
68-20=48

Esse número é 48.
48*10=480
480-48=432
432+180=612
612/9=68

O 48 é  divisor de 12 e múltiplo de 12,portanto a resposta é A e E