Considere os seguintes argumentos
I – Se 7 é menor que 4, então 7 não é primo, mas 7 não é menor que 4, logo 7 é primo.
II – Se Londres está na Itália, então Paris não está na França, mas Paris está na França, logo Londres está na Itália
III- Se 5 é um número primo, então 5 não divide 15. Mas 5 divide 15, logo 5 não é primo.A validade dos argumentos I, II e III forma, respectivamente, a seguinte sequência:
Escolher uma resposta.
a. válido, válido, não – válido.
b. não-válido, não-válido, não-válido
c. válido, válido, válido
d. válido, não-válido, válido
e. não-válido, não-válido, válido

2

Respostas

2014-04-30T22:58:11-03:00
Lentra B.
I- 3<4 e ainda assim é primo.
II- Londres esta na Inglaterra.
III-5 é primo.
A melhor resposta!
2014-04-30T23:42:23-03:00
Letra D.

I – Se 7 é menor que 4, então 7 não é primo, mas 7 não é menor que 4, logo 7 é primo.
7 sendo menor que 4, impossibilita 7 ser primo e por 7 não ser menor que quatro, logo é primo.
Válido

II – Se Londres está na Itália, então Paris não está na França, mas Paris está na França, logo Londres está na Itália
A proposição 1 elimina a possobilidade de Paris estar na França, mas a proposição 2 está incorreta, logo Londres também não está na Itália.
Não válido

III- Se 5 é um número primo, então 5 não divide 15. Mas 5 divide 15, logo 5 não é primo.
A proposição "Mas 5 divide 15" anula as anteriores, logo 5 não é primo. Podemos pensar assim "Se é, então não faz, mas como faz, então não é".
Válido
1 5 1
Segundo a correção do exercicio a resposta e letra E.
Penso ser improvável a letra E, pois o argumento I é válido. Simplificando, podemos pensar assim: "Se é menor, então não é, mas como não é menor, então é". Conclui-se que o argumento é válido.