Respostas

A melhor resposta!
2014-05-01T11:35:44-03:00
a)2x-15=0  
para que 2x-15 seja igual a 0, tratando-se de uma função afim, só existe um valor real que satisfaça tal igualdade. vejamos:
é preciso isolar a variavel, no caso, x
logo o valor -15 deverá mudar para o outro lado da igualdade, de maneira informal ao dizer isto, qnd se muda um numero para o outro lado da igualdade ele passa com a operação inversa, assim temos
2x=0+15
2x=15
da mesma maneira, 2x, nao  é nada mais que 2 que multipica x
assim sendo, 2 esta multiplicando, e tenho que passar ele para o outro lado p que o x fique sozinho, isolado, ou seja, deverá passar dividindo.
o que decorre
x= \frac{15}{2}
este é o dominio da função.
ou ainda em decimal x=7,5

b)4(x-1)=16   
usando o mesmo processo acima, e usando a propriedade distributiva da multiplicação, segue que
a principio
4(x-1) = 4x-4 , pois multiplico o 4 pelo x e em seguida pelo-1.
logo
4x-4=16
4x=16+4
4x=20
x= \frac{20}{4}
x=5
1 5 1
muito obrigado vc explica mais bem que o meu professor..
2014-05-01T11:42:29-03:00
O domínio, geralmente é o "x"
Domínio é sempre o primeiro número de um par ordenado.
Ex: (x,y)
x é o domínio e y é a imagem..

Outro exemplo: M = {1, 2} e N = {3, 4}
Pares ordenados de MxN = {(1,3), (1,4), (2,3), (2,4)}
O domínio nesse caso seriam o conjunto M , pois está sendo relacionado o conjunto M pelo N , observe que nos pares ordenados os números do conjunto M estão na frente.

Se fosse o inverso, o conjunto N seria o domínio, assim: NxM = {(3,1), (3,2), (4,1), (4,2)}
Vamos resolver as questões:
a) 2x - 15 = 0
2x = 15

x =  \frac{15}{2}

x = 7,5
O domínio então é 7,5

b) 4×(x - 1) = 16
4x - 4 = 16
4x = 16 + 4
4x = 20

x =  \frac{20}{4}  

x = 5
O domínio então é 5

Espero ter ajudado :)

Excelente bianca muito obrigada.
De nada :)
Por nada, à disposição
ok