Respostas

2014-05-01T13:05:23-03:00
Essa técnica, é conhecida como quadro perfeito, se for estudar Geo. Anal em cônicas será bem útil.

Em resumo, quabdo o coeficiente do termo x^2 é igual a 1 é mais fácil.

Exemplo

(x+7)^2= x^2+ 14x+49, claro que essa equação tem raiz dupla em -7.

A melhor resposta!
2014-05-01T13:21:39-03:00
Como calcular x² - 4x + 4 = 0 SEM usar a fórmula de Bhaskara?
  
a=1   b=-4     c=4
você  PODE FAZER 
                               c           4       
produto           P= ------ = ------- =  4 (quais os números do produto que dá 4-->  2 x 2)   e                             a           1

                              -b          -(-4)          4
soma              S=  ------ = ----------- = -----  =  4(quais números da soma dá 4-->2 + 2)  
                               a             1            1

então as raízes é 2 ---------->  (x-2)(x-2)


e o produto notável

x²-4x+4=0

       (x-2)²
(x-2)(x-2)=0
(x-2)=0                    (x-2)=0
x-2=0                        x-2=0
x=2                           x=2


  
  
1 5 1