De o nome oficial para o hidrocarboneto a seguir:

CH2CH3

|

CH3-CH2-CH-CH-CH-CH2-CH-CH3

| | |

CH3 CH3 CH3

A- 3-iso-butil-4,5-dimetilheptano

B- 5-etil-2,4,6-trimetiloctano

C- 4-etil-3,5,7-trimetiloctano

D- 5-butil-3,4-dimetilheptano

E- 2,4-dietil-3,5-dimetilheptano

2
Só um minuto que já estou resolvendo
Letra B
1º você começa a contar a partir de uma ramificação ou uma dupla ligação entao tem 8 carbonos = OCT é uma ligação simples = ANO agora as outras aparece uma ramificação com 2 carbonos =ET e 3 com 1 carbono = MET
OBS : tem que ir em ordem alfabética
5(posição das ramificações )- Etil (porque são 2 carbonos) -2,4,6(posição das ramificações ) Tri (porque são 3) Metil (porque são 1 carbono ) OCT (porque são 8 carbonos ) ANO (porque é uma simples ligação)
Obrigado os dois u.u

Respostas

2014-05-01T14:24:11-03:00
Letra B,  5 etil, porque tem a ramificação no carbono da quinta cadeia. ligado a 2 carbonos
2, 4, 6 trimetil, são 3 ramificações, de carbonos primarios.
Cadeia de 8 carbonos, oct
Apenas ligaçoes simples AN
Hidrocarboneto, sempre termina em O.
3 3 3
eu ja tinha dado a resposta mais blz
Relaxa, só quis explicar do meu jeito. Estava aqui para colaborar. Okay? Tenha uma boa tarde... Afinal, espero ter ajudado.
tranquilo no rio , fica beleza na realeza
kkk' Beleza.
A melhor resposta!
2014-05-01T14:35:19-03:00
Letra B
1º você começa a contar a partir de uma ramificação ou uma dupla ligação entao tem 8 carbonos = OCT é uma ligação simples = ANO agora as outras aparece uma ramificação com 2 carbonos =ET e 3 com 1 carbono = MET 
OBS : tem que ir em ordem alfabética 
5(posição das ramificações )- Etil (porque são 2 carbonos) -2,4,6(posição das ramificações ) Tri (porque são 3) Metil (porque são 1 carbono ) OCT (porque são 8 carbonos ) ANO (porque é uma simples ligação)
1 5 1
MET = 1 CARBONOS 1 ( - ) ligação simples = ANO
ET = 2 CARBONOS 2( = )ligação dupla = ENO
PROP = 3 CARBONOS ( 3 ) ligação tripla = INO
BUT = 4 CARBONOS
PENT = 5 CARBONOS
HEX = 6 CARBONOS
HEPT = 7 CARBONOS
OCT = 8 CARBONOS
NON = 9 CARBONOS
DEC = 10 CARBONOS