Respostas

2014-05-02T16:31:22-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Caro Bruno,

A proclamação da República ocorreu por diversos fatores. O primeiro está relacionado ao receio de que o próximo imperador fosse o marido da princesa Isabel, que era francês. O segundo está ligado à idade do imperador, que estava bastante idoso. O terceiro consiste na insatisfação dos militares com relação ao salário, ao modo como os militares da guerra do Paraguai eram tratados. O quarto era o interesse dos militares em conseguir mais poderes para obter mais vantagens políticas e econômicas para si mesmos.

Devemos analisar também que o imperador Dom Pedro II e seus auxiliares foram incompetentes em controlar a rebelião, bem como promover meios alternativos para satisfazer os setores que seriam decisivos para a proclamação da república, como os militares, alguns intelectuais e jornalistas.

Desse modo, não é surpresa descobrir que boa parte da população desconhecia e não participou no processo que resultou na proclamação da república e nos anos seguintes.

Vale ressaltar, ainda, que o governo republicano não foi, verdadeiramente, democrático, realizando atrocidades como a guerra de canudos, o descontrole financeiro das economias do Brasil, dentre outros absurdos.

Sugiro, para complementar essa explicação, que veja o vídeo " Guerra de Canudos - filme completo ", facilmente encontrado no you..tube, bem como ler o livro " Os Sertões ", de Euclides da Cunha .

Bons estudos!
1 5 1