um individuo gasto 3/8 de seu salario em compras no mercado, 1/6 de seu salario na educaçao de seus filhos e 1/9 do seu salario com despesas de saude. Depois deste gastos, ainda lhe restaram R$ 500,00 do seu salario. O salario deste individuo é de: Por favor eu gostaria da resposta com a explicação.

2

Respostas

2013-06-13T16:11:16-03:00

3x/8 + x/6 + x/9 + 500 = x

27x + 12x + 8x + 36000 = 72x

47x + 36000 = 72x

25x = 36000

x = 1440

 

R: R$ 1440,00

 

 

A melhor resposta!
2013-06-13T17:11:11-03:00

Andréia, a outra resposta está correta, vou só acrescentar mais um pouquinho pra você compreender melhor.

3x/8 + x/6 + x/9 + 500 = X  -> esse resultado é você formando as frações do problema

27x + 12x + 8x + 36.000/72 = X  -> esse resultado é quando você tira o multiplo

47x + 36.000 = 72x -> Aqui foi somado os valores de x e o 72 que estava dividindo passou a multiplicar.

72x - 47x = 36.000 -> o 72x passa do segundo para o primeiro igualando a 36.000

25x = 36.000 -> nesse caso 36.000 passa a dividir por 25

X = 36.000/25

X = 1.440 -> como se trata de real, acrescenta-se as casas decimais dos centavos.

Sendo assim, o valor de X vai ser o salário do indivíduo.

 

Resposta: R$:1.440,00

1 5 1