Um professor passa numa sala de aula, a seguinte atividade:

A respeito do livro Vidas Secas, qual a sua posição em relação às criticas que Graciliano Ramos, quando retrata a vida do povo nordestino?

Lembrete: o prazo de entrega é de dois dias.

o aluno nunca leu o livro do autor, não o conhece, o aluno dificilmente conseguirá terminar a leitura em dois dias e fazer a atividade. ele vai pesquisar resumos na internet, ele pode aprender da mesma forma, sem ao menos ter pegado no livro da atividade?

sou grato pela atenção!

1

Respostas

2014-05-01T21:42:32-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Graciliano Ramos, em Vidas Secas, critica constantemente o governo brasileiro, pois conta a vida sofrida de Fabiano, que não tem onde morar depois que a seca se agrava no nordeste, e vive migrando para outros lugares. Na história, Fabiano é facilmente manipulado por outras pessoas, principalmente pelo Soldado Amarelo, que na visão de Graciliano Ramos representa o governo autoritário da época - contexto do Estado Novo - onde a repressão era muito forte. Em um certo momento, Fabiano joga baralho e acaba perdendo seu dinheiro, e por raiva, acaba ofendendo o soldado amarelo, e como consequência acabou indo para a cadeia. Na cadeia, Fabiano ficou constantemente pensando na vingança do soldado. Algum tempo depois, Fabiano reencontra o soldado no meio do mato, e tem a chance de matá-lo. Daí então, ele não se decide, e acaba por respeitar o soldado, dizendo a seguinte frase "governo e governo", indicando o caminho para o soldado. Enfim, Ramos, em sua obra, passa a valorizar mais a classe excluída do Brasil, representando sua miséria e sofrimento, tudo por culpa do governo. 
mas, como o aluno vai responder isso, se ele não leu vidas secas? é mais importante que ele leia o livro ou um resumo?
o importante é ler o livro, na minha resposta, respondi de acordo com a história do livro que li.
Ler resumo ajuda, mas não é o suficiente
Em 2 dias dá pra terminar de ler o livro sim, não é difícil e nem muito extenso