Respostas

2014-05-02T13:32:02-03:00
Ali ninguém chegava por acaso. Porque "ali" era o fim do mundo, no extremo sul do Chile, na ponta rendilhada das águas frias do Pacífico. 
A casa estava habituada a acolher todos os forasteiros que por ali passavam, até que um dia aconteceu uma desgraça. Os pais do pequeno Paolo abriram as portas ao homem que lhes viria a roubar as suas vidas e a mudar a de Paolo para sempre. 
Após as mortes, Paolo e Angel passaram a viver juntos. Decorreu um ano sem que ninguém viesse à casa dos Poloverdo. Ao fim de um ano inteiro, um viajante chegou à casa. Chamava-se Luís e tinha intenções de ficar por algum tempo. Angel já estava com intenções de matar Luís, quando de repente Paolo exclama: "Oh, papá, ia ser bom, não!?" Com isto Angel sente-se tocado e fica paralisado. O sentido de ser pai transportou-o para outra dimensão. Entretanto dava a impressão que Luís fugia de qualquer coisa. 
Certo dia, Paolo aborrece-se com Angel e corre para bem longe. Angel esperou, até que a preocupação o afectou, indo procurá-lo. 
Ao fim de algum tempo, Angel, depois de se ter aleijado num rochedo, encontra Paolo. Angel pegou-o ao colo e levou-o para casa. 
Um belo dia Angel decide comprar umas ovelhas e partem de viagem até à vila mais próxima. Como distava da casa decidem pernoitar numa estalagem. 
Luís acompanha-os e na estalagem conhecem a filha do estalajadeiro, Délia, que pinta quadros. Entretanto, Angel tenta roubar a Luís todo o seu dinheiro e com isso Délia e Luís ficam a saber que Angel é um ladrão e também um homem perigoso. 
Ao mesmo tempo que tudo isto sucede, circula na povoação um retrato a carvão com a cara de Angel onde se lê que é procurado pela polícia. Receoso de ser preso, decide fugir às autoridades levando Paolo consigo. Embrenham-se na floresta onde conhecem um lenhador encantador. 
A busca dos polícias é intensiva e acabam por apanhar e prender Angel. Paolo é educado por uma família de acolhimento e faz-se um homem. Enquanto isso, Angel é sentenciado à morte pelos crimes cometidos. 

Eu achei um livro muito interessante, pois ele mostra como o garoto Paolo conseguiu transformar Angel em um homem melhor, com o passar do tempo. Angel vai para o sul do Chile, considerado um fim de mundo, para fugir e viver isoladamente. Chegando lá, ele mata os pais de Paolo e, no momento em que vai matar Paolo, não tem coragem de fazê-lo. Eles então passam a conviver juntos e Angel cria Paolo. Achei muito triste, pois Paolo gostava de Angel e Angel também gostava de Paolo, mas Angel acabou sendo preso e condenado a morte por seus crimes. Fiquei com pena de Paolo, principalmente quando ele completou 18 anos e foi para a cadeia visitar Angel e, chegando lá, ele descobre que ele já havia sido condenado...

http://planonacionaldeleitura.blogspot.com/2008/05/resumo-de-uma-leitura-as-lgrimas-do.html