Respostas

2014-05-02T13:59:40-03:00
Como se faz o M.M.C dos denominadores nas equaçoes fracionárias? 
ex: 1/2x-3 - 3/2x²-3x = 5/x


1/2x - 3  - 3/2x² - 3x  =  5/x


      1                     3               5
--------------    -   ----------------  = -------
   2x - 3            2x² - 3x           x                       mmc  (2x-3); ( 2x² - 3x); (  x )
                                                                       então nesse caso o mmc são 
                                                                       ele mesmo

1(2x²-3x)(x) - 3(2x-3)(x) = 5(2x-3)(2x²-3x)
-------------------------------------------------------
      (2x-3)(2x² - 3x)(x)                             cada mmc que multiplica voce EXCLUI  O que 
                                                             é igual



1(2x² -3x)(x)  - 3(2x-3)(x)  = 5(2x-3)(2x²-3x)   fazer a distributiva
1(2x³ - 3x²)    - 3(2x² - 3x) = 5(4x³ -6x² - 6x² + 9x)

     2x³ - 3x²  - 6x² + 9x    = 20 x³ - 30x² - 30x² + 45x
    2x³ -9x² + 9x  = 20x³ - 60x² + 45x

   2x³ -20x³ - 9x² + 60x² +9x - 45x

     -18 x³   + 51x²  - 36x


1 3 1
A melhor resposta!
2014-05-02T19:11:43-03:00