Leia, abaixo, um trecho de uma palestra do escritor argentino Julio Cortázar intitulada Alguns aspectos do conto:"... um conto, em última análise, se move nesse plano do homem onde a vida e a expressão escrita dessa vida travam uma batalha fraternal, se me for permitido o termo; e o resultado dessa batalha é o próprio conto, uma síntese viva ao mesmo tempo que uma vida sintetizada, ..." (CORTÁZAR, p. 150)Tendo em vista essas ideias de Cortázar sobre conto, considere “O Enfermeiro” e as afirmações abaixo:A- Desde o início desse conto machadiano, é possível perceber “uma batalha fraternal” entre “a vida” de Procópio (como personagem) e “a expressão escrita” de sua vida (como narrador).B- Uma passagem que se relaciona a essa “batalha fraternal” é: “Adeus, meu caro senhor, leia isto e queira-me bem; perdoe-me o que lhe parecer mau, e não maltrate muito a arruda se lhe não cheira a rosas”.C- O terceiro parágrafo do texto (“Já sabe que foi em 1860. /.../ e segui para a vila”) exemplifica o caráter sintético do conto ao qual Cortázar faz referência.Sobre as afirmações acima é correto dizer quetodas estão corretas.somente A e C estão corretas.somente B e C estão corretas.somente A e B estão corretas.

1
Acabei de fazer e todas estão corretas

Respostas

2014-05-02T15:49:33-03:00
A alternativa não está relacionada com as palavras de Júlio Cortázar, pois ele relata algo que é íntimo, uma batalha que ocorre entre o narrador consigo, é como um conflito entre eu presente eu passado: falarei de forma jus a o que vivi? E na passagem da alternativa está tendo uma conversa do narrador com o leitor, um aspecto que não tem relação com as palavras de Cortázar.
Tendo eliminado esta alternativa, ficamos só com uma resposta.
está correta, é uma exemplificação. E a também pois quando falamos em caráter sintético estamos falando de eventos importantes de forma resumida no conto.
Alternativas estão corretas.