Respostas

2014-05-02T20:15:52-03:00
Existe uma grande diferença entre violência e criminalidade, pois há crimes que não são cometidos com violência física e existem atos violentos que não constituem crime, por exemplo, Luta de Box, Karatê, esportes com golpes violentos que muitas vezes fraturam ou provocam cortes, mas que não são considerados crimes. Já uma briga de rua tem caráter violento e se trata de um crime.
A violência e criminalidade não são sinônimas. Enquanto a violência é constrangimento físico ou moral, a criminalidade é a expressão dada pelo conjunto de infrações que são produzidas em um tempo e lugar determinado, é o conjunto dos crimes. 


Quando matematizada objetiva o índice de criminalidade, por exemplo: a escalada semanal da violência começa na sexta-feira à noite, atingindo o ápice no domingo. Na época do verão a violência cresce e, consequentemente, os índices de criminalidade aumentam, porque as pessoas saem mais de casa. 


Por isso o verão é clima de risco. Então, a criminalidade é o resultado da violência. Claro que robustecida pela agressividade, sendo essa uma disposição para o desencadeamento de condutas hostis, destrutivas. E o comércio de drogas está grandemente por trás disso.



1 1 1