Respostas

A melhor resposta!
2014-05-03T08:59:06-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Bom, o retículo endoplasmático rugoso têm o papel assim como o liso, de armazenar , fabricar e transportar substâncias. Ele é muito importante, porque participa na síntese de esteróides e alguns lipídios como o colesterol.Além de atuar na desintoxicação do nosso organismo!
2 5 2
Participa principalmente da síntese de esteróides, fosfolipídios e outros lipídios como o colesterol. Atua também na degradação do etanol ingerido em bebidas alcoólicas, assim como a degradação de medicamentos ingeridos pelo organismo, desta forma o REL tem, como uma de suas funções, a desintoxicação do organismo.
2014-05-03T09:11:04-03:00
O retículo endoplasmático rugoso,  também designado retículo endoplasmático granuloso ou ergastoplasma, do grego que significa elaborar, é formado por sistemas de vesículas achatadas, como ribossomos aderidos à membrana, o que lhe confere aspecto granular. Participa da síntese de proteínas, que serão enviadas para o exterior da célula. Esse tipo de retículo é muito desenvolvido em células com funções secretoras. São os casos, por exemplo, das células do pâncreas, que secretam enzimas digestivas e das células secretoras tipo II, nos alvéolos pulmonares,que produzem lipoproteína surfactante .Graças aos ribossomos aderidos a suas membranas,o retículo endoplasmático rugoso atua na produção de certas proteínas celulares como o colágeno, que é uma proteína produzida pelo retículo endoplasmático rugoso do fibroblasto.