“A ideologia é um conjunto lógico, sistemático e coerente de representações (idéias e valores) e de normas ou regras (de conduta) que indicam e prescrevem aos membros da sociedade o que devem pensar e como devem pensar, o que devem valorizar e como devem valorizar, o que devem sentir e como devem sentir, o que devem fazer e como devem fazer, Ela é, portanto, um corpo explicativo (representações) e prático (normas, regras preceitos) de caráter prescritivo, normativo, regulador, cuja função é dar aos membros de uma sociedade dividida em classes uma explicação racional para as diferenças sociais, políticas e culturais, sem jamais atribuir tais diferenças à divisão da sociedade em classes, a partir das divisões na esfera da produção. Pelo contrário, a função da ideologia é a de apagar as diferenças como de classes, de fornecer aos membros da sociedade o sentimento da identidade social, encontrando certos referenciais identificados de todos e para todos, como por exemplo, a Humanidade, a Liberdade, Igualdade, a Nação, ou o Estado”. (Chauí, Marilena. O que é ideologia, 6. Ed. São Paulo: Brasiliense, 1981, p.113-14).
Considere as proposições abaixo:
I) O papel do professor é analisar, refletir e compreender o funcionamento da cultura dominante, pois faz-se necessário desvelar as meias verdades e mitos que a ideologia da cultura dominante, tida como superior, tenta imprimir.
II) A ideologia dissimula e oculta a idéia de divisão sociais e políticas, pois como participamos da humanidade, nação, raça, pátria, somos levados a crer que somos iguais e, se há divisão social é por causa das diferenças individuais e não sociais.
III) A ideologia tem uma função latente, a de impedirmos de pensar.

1
todas alternativas estão corretas
Muito obrigada,é isso todas corretas!

Respostas

2014-05-03T23:11:42-03:00
Todas alternativas estão corretas
1 5 1