QUESTÃO 1
Apesar das redes sociais serem mais antigas do que Facebook, Twitter ou Orkut, foi a partir da evolução tecnológica que elas se tornaram mais evidentes e caíram no gosto do grande público. Mais recentemente, as redes sociais são usadas como armas de defesa e de ataque. É o que a charge a seguir reproduz:
Fonte: Disponível em: www.antonioalmeidanews.com/noticia-protestos-pelo-brasil-viram-charges-747>. Acesso: 2 fev. 2014.

Analisando o contexto da charge e tendo em mente seu conhecimento sobre o assunto tratado, escolha UMA das linhas a seguir e argumente:

a) As redes sociais são predominantemente uma arma de defesa. Consumidores lesados ou cidadãos insatisfeitos com as políticas públicas encontram na internet uma oportunidade de defenderem seus direitos.
b) As redes sociais são predominantemente uma arma de ataque e podem acabar com a reputação de uma loja, marca, local ou pessoa, com custos relativamente baixos.

1

Respostas

2014-05-04T15:18:25-03:00
A) As redes sociais podem se tornar uma arma, quando usada de forma errada e enérgica, com finalidades concretas para preencher as necessidades no qual não esta sendo aprovada de forma habitual, este meio de comunicação é útil e necessário para denunciar conceitos políticas, econômicas, sociais e culturais, no qual ajudam a defender seus direitos e alertar as pessoas quanto do mesmo. Com isso cada vez mais a sociedade usa das redes sociais para protestar e alertar a população dos fatos que acontecem.

B) Como muitas vezes os consumidores lesados querem seus direitos e se forem atrás deste juridicamente acabam gastando com serviços de advocacia, além do tempo onerado para que haja o ressarcimento, o mesmo viu pela rede social um meio de ter seus direitos rapidamente atendidos e sem custos, pois as empresas não querem ver seus nomes vinculados a fraudes, propagandas enganosas ou problemas do gênero.