João fez uma viagem de ida e volta entre Pirajuba e Quixajuba em seu carro, que pode rodar com álcool e com gasolina. Na ida, apenas álcool no tanque, seu carro fez 12 km por litro e na volta, apenas com gasolina no tanque, fez 15 km por litro. No total, João gastou 18 litros de combustível nessa viagem. Qual é a diferença entra Pirajuba e Quixajuba?

2

Respostas

2013-06-13T21:58:35-03:00

IDA -----      12 Km  por litro

Volta----      15 Km por litro

 

 

IDA + VOLTA  ---   27 Km por litro

 

Assim temos:

 

   1    litro -----------------27 Km

  18  litos------------------  Y

 

 

Y =  18  x  27

 

Y =  486 Km  ( IDA + VOLTA )

 

ENTÃO TEMOS QUE DIVIDIR POR 2, PARA ACHAR A DISTÃNCIA.

 

Z =  Y / 2

 

Z = 486 / 2

 

Z =  243 Km.

11 2 11
A melhor resposta!
2013-06-13T22:02:35-03:00

x/12+x/18=18

5x+4x/60=18

9x=18.60

x=120KM


17 4 17