Comentar sobre :

O Brasil açucareiro : O trabalho nos engenhos ; Homens livres e escravos .

A ação dos jesuítas na colônia
: A companhia de Jesus ; Os aldeamentos jesuítas ; Da cura ao uso da força ; Expedições de apresamento .

A União Ibéria : Filipe 2: rei da Espanha e Portugal ; A guerra glogal contra os holandeses .

Obrigada !

1
o trabalho era feito pela mão de obra escrava trazida da África trocada por fumo armas e cachaça, eram observados os dentes e órgãos genitais do escravo para ser vendido, viviam em condições subumanas, fugiam para os quilombos, nós governos gerais o primeiro foi Tomé de Souza que trouxe mulheres, colonos, e jesuítas, o segundo governo geral foi Mem de Sá, o terceiro foi Duarte da Costa que trouxe o jesuíta jose de Anchieta
fundador do colégio de São Paulo, isso gerou conflitos entre os colonos e jesuítas, resultando na invasão francesa
Portugal tinha um acordo de comércio e exportação de cana de açúcar com a Holanda, mas quando o rei de Portugal morreu, o trono foi assumido por seu parente mais próximo, o rei da Espanha, que cortou o acordo com a Holanda, deixando de exportar cana de açúcar, que foi substituída pela plantação de beterraba, e o sistema de plantation nas Antilhas
obrigada, esclareceu todas as minhas duvidas !!!
de nada!

Respostas

2014-05-03T21:08:38-03:00
O Brasil em seu inicia tinha como base a produção de cana de açúcar, para fazer derivados dessa planta. Quem financiou essa plantação no Brasil foi a Holanda, porém Portugal deu um calote no mesmo, contudo Holanda invade o Brasil, só 30 anos depois foi expulsa da colonia, assim passa a plantar cana de açucar na américa central tomando o monopólio comercial do produto de Portugal.
Dando um golpe de sorte Portugal descobre ouro no Brasil graças as Bandeirantes.
Portugal proíbe a escravidao dos índios na colonia ,pois nao era lucrativo, para fazer essa mao de obra foram traficados negros dos quais eram escravos de guerra de outras tribos africanas que ao ganhar a guerra trocava esses prisoneiros por açucar e tabaco brasileiro. Ao passar dos anos conhecendo o melhor o território brasileiro assim como os indios, os negros começaram a fugir formando quilombos, o maior quilombo foi o dos Palmares com cerca de 30 mil habitantes.
No periodo da mineração, com o passar dos anos o ouro foi se esgotando , e pagava-se importo por escrava cerca de 17g. Como o ouro foi se esgotando os donos dos mesmo começaram a vender a liberdade dos negros para conseguir pagar os impostos.
1 5 1
obrigada, ajudou esclarecer todas as minha duvidas !!!