Determine o pH das seguintes soluções, nas quais a concentração hidrogeniônica, [H+], é:

1,0 mol/L;

2,2 x 10 - 12 mol/L.

Escolha uma: a. 1,00; 12,36 b. 0,00; 11,66 c. 0,00; 11,66 d. 1,00; 0,34

2
Alternativa B e C estão iguais
mais essa é a correta?
É sim. Vou responder.

Respostas

2014-05-03T21:30:33-03:00
PH = - log [H+]
pH = - log [0,1]
pH = 0 (zero)

pH = - log [2,2 x 10^-12)
pH = 11,66

Resposta: Letra b ou c, já que as duas estão iguais.
A melhor resposta!
  • Usuário do Brainly
2014-05-03T21:37:25-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Vamos lá, calculando:

\boxed{pH = -log[H+]}

Substituindo:

a) pH = -log[H+]
\\\\
pH = -log1
\\\\
-log1 = x
\\\\
10^{x} = 1
\\\\
10^{x} = 10^{0}
\\\\
\not 10^{x} = \not 10^{0}
\\\\
\boxed{\boxed{x = 0}}


b) pH = -log[H+]
\\\\
pH = -log2,2 \cdot 10^{-12}
\\\\
pH = -log2,2 + log10^{-12}
\\\\
\Rightarrow -log2,2 = -0,34
\\\\
\Rightarrow log10^{-12} = 12
\\\\
12-0,34 = \boxed{11,66}
1 5 1
Nadia você tem certeza que a concentração é 1mol/L mesmo né? Porque se for 10^-1 muda tudo.
é 1mol/L mesmo! Obrigada..