(ENEM 2013) (...) Ciente dessa responsabilidade e com base na experiência adquirida com pesagens, um caminhoneiro sabe que seu caminhão pode carregar, no máximo, 1 500 telhas ou 1 200 tijolos.
Considerando esse caminhão carregado com 900 telhas, quantos tijolos, no máximo, podem ser acrescentados á carga de modo que não ultrapasse a carga máxima do caminhão?

2

Respostas

2014-05-03T21:45:30-03:00
Acho que deve ser 1600 tijolos
A melhor resposta!
2014-05-03T21:47:08-03:00
A relação será a seguinte:

Tijolo(tx)
Telha(ty)

Vemos que: 1500ty = 1200tx

ty = 1200tx / 1500 = 0,8 ou 4tx
                                         5


900 * 4tx = 900 * 4 = 3600 = 720
          5         5            5

ou: 900 * 0,8 = 720

1200 - 720 = 480 tijolos.
6 4 6