Respostas

2014-05-03T23:32:47-03:00
 Todo educador, atrás de sua prática educativa possui uma idéia que o orienta. Durantemuito tempo, e até hoje vemos que a teoria empirista (modelo de ensino e aprendizagemconhecido como estímulo-resposta) define aprendizagem como a substituição derespostas erradas por respostas certas, partindo da concepção de que o aluno precisamemorizar e fixar informações acumulando-as com o passar do tempo.Seu principal instrumento, a cartilha que está fundamentada no modelo das famíliassilábicas, frases desconectadas que ao longo do tempo vão formar textos semsignificados irão embasar e dar suporte a essa aprendizagem lacunada e semsignificação. Nessa concepção, o conhecimento está fora do sujeito (conhecimento externo) e o alunoé concebido como vazio sendo preenchido pelas experiências que tem com o mundo,assim como critica Paulo Freire, uma “educação bancária”, “depositária”.Em contrapartida, na concepção construtivista, pressupõe uma atividade, por parte doaprendiz, que organiza e integra os novos conhecimentos aos já existentes.O aprendiz é um sujeito, protagonista do seu próprio processo de aprendizagem, alguémque vai produzir a transformação, convertendo informação em conhecimento próprio.Essa construção pelo aprendiz se dá a partir de situações nas quais ele age sobre oobjeto do seu conhecimento, pensa, recebendo ajuda, é desfiando, reflete e interage comoutras pessoas. O conhecimento está em permanentemente transformação a partir doconhecimento que já existe. (conhecimentos prévios)O aluno não constrói o conhecimento sozinho, espontaneamente, cabe ao professor organizar a situação de aprendizagem de forma a oferecer informação adequada,observar as ações, problematizar, desestabilizar, intervir de modo que o conhecimentodo aluno avance progressivamente.Portanto, deve haver um diálogo entre o ensino (professor) e aprendizagem (aluno) ondeo processo de ensino deve se adaptar ao processo de aprendizagem.Para isso, é preciso que o professor organize situações de aprendizagem que seus alunossejam levados a construir hipóteses e tentem resolve-las. Sendo assim, é imprescindívelcriar boas situações significativas de aprendizagens que leve o aluno a acionar seusconhecimentos a fim de resolver situações-problemas.O conteúdo trabalhado deve manter suas características socioculturais reais, pois, denada adiantará tratar assuntos longe da realidade do aluno ou que não lhe servirão navida prática, no entanto, é papel da escola garantir a aproximação entre o uso social doconhecimento e a forma de abordá-lo didaticamente. Na concepção construtivista a função da intervenção atuar de modo que os alunostransformem seus esquemas interpretativos em outros que dêem suporte a questões maiscomplexas.A concepção empirista vê a intervenção com o objetivo correção, longe dos alunosonde, os erros são marcados apenas para que os alunos os corrijam. Porém, achar erros esimplesmente corrigi-los sem qualquer intervenção estará apenas alterando uma grafiaou uma idéia que não estava coerente. Entretanto, uma correção que leve o aluno arefletir sobre o seu erro e corrigi-lo de forma consciente repercutirá em umaaprendizagem sólida e didaticamente correta.
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