Respostas

2014-05-04T13:11:15-03:00
 O PARDAL E A LEBRE

Um pardal malvado dizia para uma lebre que fora aprisionado por uma águia:
- Você não é tão rápida que, quando um cachorro consegue alcança-la, o afaga e elogia por haver corrido tanto? Pois ande, corra agora; o que a impede?
O pardal falava dessa maneira à lebre, quando um gavião veio voando e o agarrou. O pardal começou a gritar e a pedir socorro. Então, a lebre disse:
- Bem que você mereceu! Antes, quando me viu presa nas garras da águia, me insultava e zombava de mim. Como é que você se intromete na vida alheia, se não sabe cuidar de si mesmo?
                                   
Atividades propostas:
 Coloque-se no lugar da lebre. Você mudaria o diálogo do pardal? O que lhe diria?
- Você já se viu alguma vez em situação semelhante à do pardal? Quando?
-Você conhece alguma organização que lute em defesa dos animais? Como se chama? Acha que ela é necessária?
Explicar com as próprias palavras a moral desta fábula.
Você acha que Cristo agiria da mesma maneira? Como?
A melhor resposta!
2014-05-04T13:12:22-03:00
A importância social da filosofia é quebrar barreiras para que o indivíduo através do seu esforço alcance, um estado pleno de satisfação, que ocasionará um momento de felicidade. Pois, a filosofia tem a finalidade de fazer com que ele entenda o breve momento atingido, “A Felicidade”. 

Sua missão principal, é tornar viável, possível, a busca da felicidade, é quebrar conceitos existentes, mostrando ao homem, nessa busca, que lhe é permitido a mudança de comportamento em relação ao meio que vive. Serenando, consolando os momentos de crise, para conseguir a plenitude a paz interior (euthymia). 

As características principais da filosofia são: a racionalidade com seus princípios e regras; a tendência em responder de forma conclusiva problemas, colocando em analise suas respostas provando racionalmente que é verdadeira; nunca aceitar de imediato as explicações que lhe são impostas, procurando investigar e achar uma solução para cada problema; e a generalização mostrando que uma explicação tem validade para muitas situações e coisas diferentes. 
2 5 2