Respostas

A melhor resposta!
2013-06-14T08:49:23-03:00

Sujeito simples - apenas um núcleo

Por exemplo: Maria pula corda

 

Sujeito Composto - dois ou mais núcleos

Por exemplo: João e Maria pulam corda

 

Sujeito Oculto - Quando o sujeito não aparece na oração, mas podemos definí-lo

(eu) estou com fome

 

Sujeito Indeterminado - Quando o sujeito oculto é "eles"

{eles} usaram o equipamento

 

Sujeito inexistente - Quando a oração não tem sujeito (é diferente do oculto)

Vai chover

1 5 1
2013-06-14T11:00:21-03:00

Existem 5 tipos de sujeito: simples, composto, oculto, indeterminado e inexistente.

 

Sujeito simples: possui apenas um núcleo. Ex: A vida é perfeita!

Sujeito composto: possui dois ou mais núcleos. Ex: João e Maria brincam na escola.

Sujeito oculto: ele não aparece na frase vem por meio explícito. Ex. Quero visitar logo minha avó. (suj. eu).

Sujeito indeterminado: o sujeito não aparece na frase e não tem como determiná-lo. Ex: Disseram que era muito valente. (sabemos que alguém dia, porém não sabemos quem)

Sujeito inexistente: quando não existe sujeito na frase, pois o verbo não indica uma ação, como fenomenos da natureza. Ex. Fez sol no Brasil e choveu na Alemanha.

2 3 2