Respostas

2014-05-04T15:59:58-03:00
O efeito de estufa é um processo que ocorre quando uma parte da radiação infravermelha emitida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera. Como consequência disso, o calor fica retido, não sendo libertado para o espaço.
Uma estufa é uma estrutura que tem como objetivo absorver o calor proveniente do Sol e, mantê-lo condicionado em seu interior. A estufa de plantas, além de proteger a planta contra possíveis ameaças externas, mantém a temperatura interna controlada de acordo com a entrada de radiação solar. Ela é construída por materiais transparentes, que permitem a passagem de praticamente toda a radiação solar. Esta radiação aquece o solo da estufa e, sabemos que todo corpo aquecido emite radiação infravermelha. A radiação infravermelha aquece o ar das camadas inferiores da estufa, formando correntes de convecção (massas de ar quente sobe e massas de ar frio descem) que vão levar o ar quente para as camadas superiores da estufa, sendo que, este ar é impedido de se propagar para o ambiente externo. A radiação infravermelha também é impedida de se propagar para o ambiente externo pelas paredes da estufa.
A radiação energética da luz solar aquece o piso da estufa. O piso libera um pouco desta energia térmica que aquece a camada de ar inferior da estufa. O ar mais quente é mais leve que o ar mais frio (tem uma densidade mais baixa), assim, o ar aquecido sobe para a parte superior. Quando o ar aquecido sobe, o ar frio toma o lugar dele embaixo. Este ar torna-se aquecido pelo piso e também começa a subir. Este processo acontece em nossa atmosfera o tempo todo. Quando o sol brilha em um local, ele aquece o solo, que aquece o ar acima dele. O ar aquecido sobe através da atmosfera, resfriando-se à medida que sobe. Isto explica por que o ar próximo ao chão é mais quente do que o ar mais distante dele - o ar próximo ao chão não teve ainda muito tempo para esfriar.O ar aquecido na estufa sobe para o teto, é substituído por ar ainda mais quente e gradualmente desce de volta ao chão. A trajetória de circulação é pequena porque o ar que desce ainda está relativamente quente quando chega ao solo e pode ser aquecido a uma temperatura ainda maior do que a anterior. O solo e o ar absorvem calor suficiente durante o dia para manter a estufa relativamente quente durante toda a noite. Esta é a idéia básica por trás de qualquer estufa, não importa o seu tamanho. Muitas delas funcionam como um meio-ambiente controlável para as plantas. Elas recebem toda a luz solar que necessitam para sobreviver, mas não estão completamente expostas aos elementos naturais.
Espero ter ajudado,
Abçs
1 2 1