Respostas

2014-05-04T16:43:40-03:00
enquanto o racionalismo afirma que a razão pura (a razão sem influencia dos sentidos empíricos), é a maior fonte de conhecimento, o empirismo, pelo contrario, afirma que  todo o nosso conhecimento é adquirido pelos nossos sentidos empíricos(visão, audição,tato,etc)
2014-05-04T21:02:31-03:00
Olá 

O racionalismo é a corrente filosófica que iniciou com a definição do raciocínio que é a operação mental, discursiva e lógica. Este usa uma ou mais proposições para extrair conclusões se uma ou outra proposição é verdadeira, falsa ou provável. Essa era a ideia central comum ao conjunto de doutrinas conhecidas tradicionalmente como racionalismo. 

O empirismo é a sabedoria adquirida por percepções; pela origem das ideias por onde se percebe as coisas, independente de seus objetivos e significados; pela relação de causa-efeito por onde fixamos na mente o que é percebido atribuindo à percepção causas e efeitos; pela autonomia do sujeito que afirma a variação da consciência de acordo com cada momento; pela concepção da razão que não vê diferença entre o espírito e extensão, como propõe o racionalismo e ainda pela matemática como linguagem que afirma a inexistência de hipóteses.