Respostas

A melhor resposta!
2014-05-05T12:10:53-03:00
A República Federal da Alemanha é constituída por 16 Länder (estados). Cada Land dispõe de uma constituição, de um órgão legislativo e de um governo próprios. O país tem um regime parlamentar com duas câmaras.

A Câmara Alta ou Bundesrat tem 68 lugares. Em função da população, o número de representantes de cada Land varia entre três e seis. O período de legislatura depende das datas das eleições nos diferentes Länder.

O principal órgão legislativo é a Câmara Baixa, denominada Bundestag (Assembléia Federal), a qual tem 672 deputados eleitos por um período de quatro anos, por sufrágio universal direto, segundo um sistema proporcional.

O poder executivo é exercido pelo Governo federal, dirigido pelo Chanceler federal, que é eleito por maioria absoluta do Bundestag e que nomeia em seguida os outros ministros.

O Presidente federal é eleito pela Bundesversammlung (uma Convenção federal) convocada exclusivamente para o efeito e composta pelos membros do Bundestag e por igual número de deputados eleitos pelos parlamentos dos Länder. O Presidente é, em termos constitucionais, o Chefe de Estado, mas tem reduzida influência a nível do governo.

Cada Land possui a sua assembléia legislativa com competência para aprovar legislação em todos os domínios, exceto nos da defesa, dos assuntos externos e das finanças, os quais são da competência exclusiva do Governo federal.

O dia da comemoração da unidade alemã, festejado em 17 Junho até 1990, foi substituído pelo dia da Unificação alemã, festejado a 3 de Outubro.

1 5 1