Me ajudem por favor presciso da conta sou meio que burra sabe
joão tinha entre 10 e 20 bolinhas de gude para repartir igualmente entre seus filhos.
cada um ficaria com 6 bolinhas e sobraria 1.
mas ele resolveu repartir igualmente as bolinhas com mais 2 sobrinhos. com isso,sobraram 4 bolinhas.quantas bolinhas cada um ganhou?

2

Respostas

2014-05-05T13:25:01-03:00
Raciocinei da seguinte maneira: A principio cada filho ganhou 6 bolinhas e sobrou 1 bolinha. Sabe-se que o total de bolinhas está entre 10 e 20, portanto Joao poderia ter 13 bolinhas para 2 filhos ou 19 bolinhas para 3 filhos. Com os dois sobrinhos agora deve-se dividir as bolinha para 4 ou 5 pessoas e devem sobrar 4 bolinhas. Como na hipótese das 13 bolinhas a divisão não seria exata ( 13-4=9  9 bolinhas divididas entre 4) o total de bolinhas seria 19 e fora as 4 que sobraram cada uma das 5 pessoas ganhou 3 bolinhas.
Espero ter ajudado!
1 5 1
A melhor resposta!
2014-05-05T13:48:59-03:00
Se ele tinha entre 10 e 20 bolinhas suponhamos que ele tivesse 19 bolinhas e 3 filhos
cada um de seus filhos ficaria com 6 bolinhas e sobraria 1.
   Mas ele repartil com mais 2 sobrinhos ficando 5 pessoas para repartir igualmente
então fica
19 - 4 / 5 =
15 / 5 = 3
cada um recebeu 3 bolinhas e sobraram 4
3 4 3