Eu sempre digo que a casa brasileira é o centro maior dos nossos bens, justificando tanto uma acendrada abnegação, quanto a mais torpe corrupção, pois no Brasil roubamos do país em nome da parentela; tiramos do 'Estado' e do 'governo' para cimentar o patrimônio familiar; tudo sendo válido para engrossar aquele sangue e engordar aquela carne que é nossa.
A respeito dos elementos de ligação do trecho acima são feitas as seguintes afirmações:
I – No paralelismo “tanto uma acendrada abnegação, quanto a mais torpe corrupção”, os conectores grifados dão ideia de adição.II – Em “pois no Brasil roubamos do país em nome da parentela”, o conector pois introduz uma causa.III – No final do trecho, há duas ocorrências do conector para, dando ideia de direção.
Sobre essas afirmações, pode-se dizer que:
Escolha uma:a. Somente a II e a III são falsas. b. Todas são falsas. c. Somente a I e a II são verdadeiras. d. Todas são verdadeiras

1

Respostas

A melhor resposta!
2014-05-05T14:19:02-03:00
A primeira opção é verdadeira. Por mais que tenha conectivos de comparação, temos a ideia de que um não elimina o outro, pertencem a uma mesma lista.
A segunda opção é falsa por apresentar uma sentença que é uma explicação e não uma causa. Não há uma relação de causa e efeito que podemos efetivar no trecho.
A terceira apenas o primeiro conector para dá ideia de direção, assim, esta opção é falsa também.
19 4 19
Obrigada, esta correta a sua resposta: Somente a II e a III são falsas.
obrigada