Para saber a altura de um poste, Alexandre encostou nele uma escada de 15 m de comprimento, de modo que ela ficou apoiada no chão a 3 m do poste. qual a altura aproximada do poste?

é urgente........ com calculo, por favor.............................................................................................................

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-05-05T14:02:12-03:00
Hipotenusa = 15
cateto adjacente = 3
cateto oposto (x)
usando o teorema de Pitágoras

 b^{2} + c^{2} = a^{2}  \\  3^{2} + c^{2} =15^2 \\ 9+c^2=225\\ c^2=225-9 \\ c^2=216 \\ c= \sqrt{216}  \\ 
c=14,69
1 5 1
2014-05-05T14:06:14-03:00
Usando o Teorema de Pitágoras fica
15^2 = 3^2 + x^2
Só pra constar, o ^ significa que é uma potência
225 = 9 + x^2
x^2 = 216
x é aproximadamente 14